4 dicas para quem vai fazer o Enem

segunda-feira, setembro 14, 2015


Se você veio aqui porque está desesperado com a chegada do Enem, se acalme, respira e vem conferir as dicas de quem já vai fazer o 5º Enem consecutivo! hahaha
Sério! Faço a prova desde 2011 e já aprendi algumas coisas que sempre me ajudam e talvez possam te ajudar também. Separei 4 dicas (4 porque sim! Não gosto de número redondo haha) pra você que vai fazer o Enem e está em um princípio de ataque cardíaco ai na sua casa.

Não se desespere

Sei que falta pouco  mais de um mês pra prova, mas não adianta nada se descabelar, ficar desesperado e tentar fazer tudo na correria, porque isso não vai te levar à nada. Se acalme e tente se organizar. Se estiver tranquilo, vai conseguir manter o foco e estudar o que falta.

Separe a matéria por áreas

Se você estuda em casa, por conta própria e não frequenta nenhum cursinho, organize as matérias e estude o que falta. Tente estudar por tópicos, dividindo por área pra ficar mais fácil. Você pode estudar uma área por dia (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Redação) ou um pouco de cada por dia. Veja como rende mais o seu dia e repita no decorrer da semana.

Use e abuse da internet

É claro que não se deve confiar em tudo o que se lê e vê na internet. Mas ela pode ser uma grande aliada nos estudos. Existem vários canais no youtube com vídeo-aula que podem te ajudar, tirando dúvidas pontuais ou mesmo explicando alguma matéria. O Descomplica é um desses que ajuda bastante. Ele tem o curso pago, que não sei se vale a pena, pois nunca fiz. Mas os vídeos abertos são bem interessantes e as dicas são bem legais.

Se culpe menos, estude mais!

Eu tenho uma mania péssima de me culpar muito. Fico mal por não me dedicar tanto ou não conseguir estudar tudo o que eu queria na semana. Estou em uma correria louca e só tenho tempo pra estudar no cursinho. Então, se você também passa por isso, pare de se culpar e estude! Se eu só tenho esse tempo pra estudar, vou me dedicar á ele pra aproveitar ao máximo. Se você trabalha, faz ensino médio ou não tem tanto tempo por qualquer outro motivo, aproveite ao máximo cada horinha do dia que você puder estudar e não se culpe pelas horas que não pode!

E aí, ta mais calmo? Já tomou chá, relaxou e absorveu as dicas que eu dei? Então bora usar, estudar e mandar muito dia 24/10 e dia 25/10 beleza? Beijos e até a próxima!


Outros posts interessantes para você

0 comentários

Seu comentário é super bem-vindo! Obrigada pela visita! :)